Steve Jobs, cujo nome completo é Steven Paul Jobs, foi um dos fundadores da Apple, uma das empresas mais inovadoras e influentes do século XX no campo da tecnologia. Ele foi reconhecido como um visionário, cuja capacidade de inovação e gestão levou a Apple a se destacar no mercado competitivo de tecnologia. Além da Apple, Jobs também teve um papel fundamental na Pixar e na NeXT, outras empresas que deixaram marcas significativas em suas respectivas indústrias. Você vai conhecer um pouco sobre a ousadia de Steve Jobs nos negócios.
Jobs nasceu em 24 de fevereiro de 1955, em São Francisco, Califórnia. Ele foi adotado por Paul e Clara Jobs, que o criaram no Vale do Silício, um ambiente que influenciou profundamente sua futura carreira em tecnologia. Jobs foi uma figura icônica e controversa, lembrado pelo estilo de gestão intransigente, sua obsessão por design e inovação, e capacidade de prever tendências futuras.
A história de Steve Jobs é uma jornada de inovação, determinação e visão. Ele é citado como exemplo de como paixão e dedicação podem transformar indústrias. Mas, além de suas realizações profissionais, Jobs também teve uma vida pessoal complexa e interessante. Ele foi adotado na infância, teve uma relação tumultuada com sua própria filha e lutou contra o câncer por muitos anos.
Aqui vão algumas atitudes que transformaram Steve Jobs em um dos executivos mais admirados de todos os tempos.
A ousadia de Steve Jobs nos negócios
1. Parceria com o concorrente.
Pouca gente sabe, mas se não fosse pela Microsoft, talvez (enfatizo no talvez) a Apple não estivesse aqui. Em 1997, após muitos anos no vermelho, Steve Jobs precisava juntar dinheiro rápido e foi esperto o bastante para procurar Bill Gates. A Microsoft investiu $150 milhões na Apple e foi parceira da marca na Macworld Expo 97. Jobs justificou dizendo: “Isso é pela saúde da Apple, para que ela possa dar grandes contribuições à indústria e voltar a prosperar”. O que, de fato, aconteceu.
2. Colocar sexo nos produtos.
Jobs é um vendedor nato. No início, Wozniak cuidava da engenharia enquanto Jobs tratava de vender e conseguir parcerias. Eu não sei o que ele quis dizer com “sexo”, mas em 1998, Jobs convocou uma reunião e disse: “sabe o que essa empresa tem de errado? Os produtos são uma droga! Não há sexo neles.” O que eu se é que hoje, o design dos produtos Apple levam pessoas ao orgasmo.
3. Criar soluções possíveis para problemas impossíveis.
A Apple é uma indústria, certo? Errado. É também comércio. Tudo começou quando Steve Jobs achou que as lojas de varejo não davam a atenção que os produtos Apple mereciam. Então, ele fez o que na época ninguém fazia: criou lojas próprias. Pode parecer fácil, mas atuar com algo que você não domina, como o varejo, é sempre um grande desafio.
4. Dizer aos consumidores o que eles querem em vez de perguntar.
Ele é famoso por dizer que os consumidores não sabem o que querem até verem um. Sua teoria pôs abaixo um dos maiores mitos do marketing: o de que os consumidores conhecem seus desejos. A Apple não usa grupos de foco, em vez disso diz o que as pessoas querem antes de quererem. Ano passado quando o iPad foi anunciado, as pessoas acharam o produto bobo, e não foi que ele se tornou sonho de consumo?
Alguns produtos da Apple que Steve Jobs fundou
5. Produtos que funcionam melhor juntos.
A Apple é famosa por favorecer seus próprios produtos. iPod com iTunes, iTunes com iMacs, interação entre iPhones e iPads e iTunes store, etc. A justificativa por trás disso na opinião de Steve Jobs é: “A Apple está sempre mostrando que a soma das partes é maior que o todo”.
6. Não contratar apenas os melhores.
Como muitos estudiosos da criatividade defendem, a empresa aposta na diversidade da sua equipe. O próprio Steve Jobs atribui parte do sucesso dos Macintosh ao fato de ter funcionários com formação em música, história, zoologia e literatura.
7. Estimular o pensamento diferente.
“Pense diferente” não é apenas o título de uma das campanhas publicitárias mais memoráveis da história, mas é também a filosofia que a empresa se sustenta.
8. Não incrementar demais.
Apenas recentemente os iPods passaram e ter rádio FM e o primeiro iPhone tinha uma câmera péssima. Essa é uma das maiores lições da Apple: você não precisa lançar o produto perfeito, apenas crie algo incrível e antes de todo mundo. “Nós somos absolutamente consumidos pela ideia de criar uma solução que seja muito simples”, disse o designer Jonathan Ive, vice-presidente de design da Apple.
9. Vender sonhos, não produtos
Foi-se o tempo em que Mac OS X era o mais seguro , o mais rápido e o mais estável, mas ficou a imagem de um super produto, uma grande reputação e o melhor design para se ter na sala de casa. As pessoas não compram iMac, iPhones e iPads pelo que eles são, mas pelo que eles representam.
10. Acreditar em si próprio
Steve Jobs disse no seu famoso discurso em Stanford: “Tenha a coragem para seguir o seu coração e sua intuição. Ele, de alguma forma, já sabe o que você quer se tornar”.
Leia também: O lado negro de Steve Jobs.
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